quarta-feira, 6 de julho de 2011

Primeiro Orçamento da Cozinha

Ontem fomos ver o primeiro orçamento da Cozinha!

Minha conclusão: nasci para ser arquiteta! Hahaha (Sou contabilista, mas não fiz vestibular para arquitetura porque na UFPR esse curso era em período integral, e eu precisava trabalhar para me manter! Mas amo minha profissão, tá? Rsrs)

Gente, eu tenho problemas em materializar tudo o que penso. Seja em planilhas ou desenhando. Rabisquei umas ideias para a cozinha, assim, sem proporção, só ideias mesmo. Agora cheguei, olhei na agenda, e acho que a moça da loja, roubou minha agenda e copiou meu projeto!!! Heheheh

Ficou linda-linda a cozinha. Estou sem a planta aqui, e nem sei as medidas, mas não é uma cozinha pequena. É mais para quadrada que retangular, e tem um pastilhado preto onde irá a coifa. Ou seja, terá que ser preta e branca. A pia fica embaixo da janela. Nessa parede não terão armários suspensos. Na parede do lado esquerdo ficará o fogão e coifa, com dois armários suspensos com portas basculantes com a porta em vidro preto. Isso fecha um L. Na parede em frente ao fogão, tem uma parede pequena, pois tem a porta de saída para a lavanderia. Ali ficará a geladeira e a torre para micro-ondas e forno elétrico. Ao lado, uma mesa para refeições rápidas. Só não sabemos se essa mesa será saindo da parede, ou da da torre. Dificil visualizar assim, né? Tentei desenhar uma planta meio tosca no Excel....


Nessa planta, a bancada em granito sai de um armário, ao lado da torre. A parede do lado extremo fica o fogão, ok!?



Nessa planta, a mesa sai direto da parede. Como ela não é proporcional à original, essa mesa vai ficar mais junto à geladeira. Se tiver alguém sentado, atrapalharia a abertura da mesma. Por isso da dúvida.


Bom, mudamos algumas coisas, e chega a hora do preço..... Na minha planilha de orçamentos, tinha um valor X, parcelado em 7x de y. O valor da cozinha ficou num valor 57% maior que minhas estimativas. Quando vi o preço, já desanimei. Era quase 4x o que pagamos na cozinha da casinha.... e ela tinha sido feita numa loja top da Cidade na época.... OK, há 4 anos, mas mesmo assim, né?

A moça chamou o dono da loja, ele senta e pergunta quanto eu esperava pagar na parcela, e quando começar a pagar. Falei que pretendíamos instalar a cozinha em outubro ou novembro. Disse que pretendia pagar uma parcela menor ainda do que y. Ele sentou e fez uns cálculos. Propôs pagarmos a primeira parcela em dezembro, em 12x no valor da parcela que eu disse a ele (que era 30% mais baixa que a que eu tenho prevista), e o valor final ficaria 23% menor que o orçado. Não, não escrevi errado, ele me deu 23% de desconto para pagamento em 12x, com a primeira parcela em dezembro. Sem entrada!

O valor final ainda ficou 20% maior que eu previ, mas com essas condições, fica bem plausível. Se eu fizer em 8x, chego no valor da parcela que eu tinha previsto. E em 2012 as contas terão diminuído, assim ficaria mais 'leve' para pagar.

Claro que vamos fazer mais uns 3 orçamentos, e se possível fazer mais um com um marceneiro. Mas acho beeeem difícil chegar nessas condições.
Saímos de lá animados, e eu que estava morreeeendo de medo que minha ideia de preço fosse utópica, saí mais confiante. E foi o primeiro orçamento, hein!?

Lá na sogra, está tudo bem tranquilo! Ela na dela, eu na minha. Temos conversado bastante (coisa que há tempos não rolava) e ouso dizer que estamos mais próximas. Ela não é de ouvir opiniões contrárias as suas convicções, e ela tem me ouvido e adotado minhas dicas. Exemplo: Ela tinha amaaaaado um apartamento, sem olhar outros. Até proposta ela tinha feito. Falei que achava precipitado e que era para ela correr atrás de outros apartamentos, até esgotar as possibilidades. Afinal, era algo definitivo, e ela estava comprando um imóvel e não uma calça jeans. Entramos na internet para fazer uma pesquisa. Ontem ela viu um que não gostou muito, e sábado iremos visitar 3 apartamentos, e aquele que ela tinha amaaaado.. hehe.
Gente, ela vai pagar a vista.... Quem tem $ para dar assim, a vista, pode brigar muito por preço.... e ela não entendia isso. Mas me ouviu, felizmente!

Vamos ver se no sábado depois de ver os apartamentos, conseguimos fazer mais um orçamento e também passamos na obra. Afinal, o prazo que eles nos deram é esse mês. Aiiiiiiiiii...... que ansiedadeeee!!!

Cruzem os dedinhos daí, que cruzo daqui.

Segue algumas fotos da cozinha... peladinha... heheheh São antigas, não tinha nem piso instalado, mas já dá para ter uma noção do tamanho e disposição dela.

Nessa foto, ao lado da porta ficará a geladeira e a torre. Na parede ao lado, onde tem a caixa de luz, ficará a mesa.



Aqui aparece a janela e a porta que dá para a área de serviço.



A janela e a parte do pastilhado onde ficará a coifa e fogão.


 Vendo da área de serviço... O pastilhado não é centralizado na parede.


Deu para ter uma boa noção da cozinha, né? Só faltou a foto da vista para a sala para ter fotos dos 360°....

Alguma idéia? Dica? Fiquem a vontade para dar Pitacos. Estamos aqui para isso!!!

Beijos e até!

5 comentários:

Liliane disse...

Que legal!! Vai ficar show! Parabéns!

Unknown disse...

Ai que saudade de passar por aqui. Fico feliz que você já tem uma proposta ótima para a cozinha. Normalmente, são os moveis mais caros da casa. Aqui, ficou mais caro até que o meu closet. E é bem pitica. Mas vale a pena. É também o lugar mais visitado da casa. Beijos!

Lets disse...

Apesar dos gastos e do estress, esta é uma fase muito gostosa, aproveite!
Depois de prontinha a sensação é maravilhosa!
Beijos,
Lets

Anônimo disse...

Eu achei que o projeto ficou ótimo. Agora só falta ver pronto...rsrsrs.
E isso mesmo, orce mais e pesquise muito. Só não esqueça de comparar também o tipo de material usado. Se possível, dê preferência ao MDF ao invés de MDP.
Uma cozinha bem planejada faz toda a diferença... adoro cozinhar na minha!
Beijos

Fer disse...

Nem me toquei em questionar a respeito do material... Como é uma loja de "nome", já deduzi que seria MDF. Mas, caso eu opte por fechar com eles, checo esse detalhe. Obrigada pela dica!
Beijinhos,
Fer