sexta-feira, 6 de julho de 2012

E o rejunte, Fer, ficou branco?

Precisava correr aqui para contar o final (ou não) da minha saga em busca do rejunte reluzente!
Seguindo conselhos de algumas amigas (obrigada por todas as dicas), quis arriscar com o vinagre. Achei a ideia boa, fácil e barata. Corri no mercado e comprei um para testar (não uso vinagre para temperar saladas... só limão).
Escolhi um pedacinho do rejunte da área de serviço, respinguei um pouco e esqueci. Horas depois voltei e ele permanecia marrom bombom. Desisti.
Claro que na minha cabecinha, a limpeza se daria feito mágica, e desisti da ideia. Me convenci que teria que conviver com meus lindos rejuntes marrons.
Dias depois, em mais uma limpeza, joguei água na lavanderia, esfreguei um pouco e tal qual foi minha surpresa em ver que o lindinho do teste estava branquinho, branquinho.
Corri pegar o frasco do vinagre e tasquei no chão da cozinha. Deixei agir (enquanto limpei o resto da casa), esfreguei com escova, e ficou lindo de se ver!
Digamos que em 90% do piso, ficou branco como se o rejunte fosse recém colocado. Coisa de cinema mesmo. Outros lugares (creio que eu não tenha esfregado direito), ficaram meio manchados.
Algumas semanas depois repeti a dose, e ficou perfeito, ou quase!
Notei que em alguns lugares, o rejunte pareceu ficar mais baixo. Como se tivesse sido desgastado. Fiquei bem em duvida.
Achei um lugar atrás da porta (que nunca havia ficado encardido, então não havia jogado o vinagre), joguei um pouco, e esqueci por lá. No dia seguinte constatei: o vinagre desgasta sim o rejunte. Passei o dedo (nem esfreguei, vejam bem), e saiu um pozinho branco. Ele ficou mais baixo no local, e claro, mais branco.
Sendo assim, o vinagre não limpa o rejunte, ele remove a camada superior, e claro, fica como novo. Mas o meu, por exemplo, já mostra a lateral da cerâmica, ficando feio.
Certamente terei que fazer um retoque nas partes mais desgastadas, e procurar outro produto que desencarda o dito cujo, e não o desgaste.
E aí, alguém conhece mais algum truque? Conta pra mim!!!
Beijinhos curiosos,
Fer

13 comentários:

Katia Figueredo disse...

Oi Fer...essa semana tb usei vinagre na minha cozinha...mas deixei por pouco tempo...uns 15 minutos só...depois fui esfregando com escova de dente...clareou, mas não o q eu esperava...esperava q ficasse branquinho. Acho q vou acabar passando rejunte novamente...só q dessa vez um acrílico, de qualidade...num to afim de toda vez q ter q limpar a cozinha, ficar abaixado passando escovinha em rejunte não...afff! Bjs e Boa Sorte!

Família Buscapé disse...

POis é amiga! Nem tudo são flores ne! Com apenas 8 meses de ape, o rejunte da cozinha e lavanderia estão encardidos! Que ódio viu! Bom vamos a saga da limpeza! Bjaum

Make&cia disse...

Gente sou nova aqui amei o blog, tenho uma dica que da super certo aqui em casa misture cloro de piscina com agua e veja aquele tipo detergente jogue no rejunte, deixe um pouco depois só esfregar sai tudinho e acho q n tira o rejunto.

bjss
thai

Flavia disse...

Fer, que revelação!!! Já vi várias pessoas recomendando o vinagre pra limpar o rejunte, mas acho que ninguém foi literalmente a fundo na história como vc!! Ele não limpa, destrói o rejunte, afff!!
Beijos!!!!

Andréia disse...

Bom saber Fer....

O ideal então é tentar aplicar um acrílico ou epóxi.

Bom, na minha cozinha o piso é preto com rejunte preto. No banheiro é cinza. Mas em ambos a parede é branca com rejunte branco.. Na cozinha somente a área perto do fogão é que vai dar uma certo trabalho, mas o banheiro....

No social coloquei rejunte acrílico no box e pretendo fazer o mesmo no da suite. Vamos ver se ajuda, né?

Se descobrir algo corre pra contar pra gente

Rosana disse...

Oi Fer! Uso vinagre branco com um pouco de CIF cremoso, Faço uma pastinha, passo no rejunte com uma escova de dentes e aguardo uns 10 minutos. Depois lavo normalmente e sai tudo. Se vc deixar muito tempo, o vinagre corroi pq é muito acido! Qd o rejunte está muito encardido, eu passo com um pincel, água sanitária puro e deixo agindo por+/- 30 minutos. Lavo normalmente e fica branquinho de novo. Boa sorte nas próximas tentativas! Abraço!

Pathy disse...

Olá Florzinha... Gostei muito do seu blog, tanto q já tô até te seguindo! Dar uma passadinha lá no meu bloguinho e se quiser me seguir também pode ficar á vontade, pois será um grande prazer ter sua companhia lá!

Beijinhos Carinhosos!
Ana Patricia
http://casinhacorderosapink.blogspot.com.br/

Sheila Mendes disse...

Oi Fer, tudo bem?
Adorei o assunto do post, estou mesmo sofrendo com o rejunte, e olha que ainda nem me mudei e já estou com medo do rejunte manchar muito rápido, já que usamos um rejunte comum mesmo.
Mas vou anotar a dica do vinagre, caso precise de uma solução mais drástica.
Bjos.

Janinha disse...

Hummm, que interessante! Bom saber o que realmente acontece usando o vinagre. Dependendo até vale a pena, se nãp há nada melhor. Estou precisando tb. Valeu a dica.
Bjocas.

Anônimo disse...

Pato tira limo é tiro e queda nem precisa esfregar.

Anônimo disse...

Vou dar uma dica que eu uso e funciona. Duas opções.
01 Vanish Limpeza de carpetes, é só borrifar no rejunte, depois de uns 30 minutos esfregar levemente com uma escova.
02 Vanish Rosa ação Bactericida, tem que dissolve-lo primeiro com agua morna depois passar (paredes com borrifador e pisos pode jogar e depois esfregar com uma escova) Deixar alguns minutos.
Funciona.
Não é muito barato, mas é muito eficiente e não desgasta o rejunte.
É muito bom também para limpeza de vasos encardidos.

Grout Rhino disse...

Eu ofereco limpeza profissional de rejuntes aqui na Florida. Gostaria de lembrar que dependendo do tipo de piso que voce tenha, certos produtos podem danificar o piso. Eu escrevi um blog sobre o que evitar: http://www.groutrhino.com/tile-cleaning-common-mistakes/

Elenir disse...

Olha, eu usei vinagre no piso da cozinha e ficou limpinho. Mas por favor, gente escova de dente é um martírio, até para uma pequena área. Eu deixei o vinagre agir por 10 minutos e esfreguei com uma vassoura de cerdas de plástico, bastante usada, portanto um pouco dura e ótima para este fim. Depois de limpo, passei um pano para tirar todo o vinagre. É claro, se ele remove sujeiras impregnadas, se você deixá-lo por muito tempo, ele vai corroer o rejunte. Espero ter ajudado. Um abraço a todas.