segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Final de Semana com Esfiha de Carne!

Acho que desde que me mudei, esse final de semana foi o mais tranquilo... o que eu mais curti a Casa e os meus meninos. Final de semana sem compromissos, sem correria, sem estresse.
Juntando a isso, estou cada dia mais apaixonada pelo que agora já consigo chamar de LAR. Lugar que me sinto acolhida, cheio de meu cheiro, cheio de cara de casa, cheio de amor!

Na quinta, recebemos os Cunhados e afilhadinha em casa, e fiz uma sensacional Sfiha (receitinha abaixo)que ficou muito boa.... não sobrou nada!
No sábado, fiz bolo de banana (que não fotografei porque desmoronou ao desenformar...... mas ficou delicinha... quando der certo, posto a receita!)

E no domingo, almocinho em casa e passeio no aeroporto (Dudu AMA avião) e depois no Jardim Botânico para o pequeno gastar energia. Delicia!

Bora anotar a receita da Sfiha (esfirra ou esfiha)? Faça mesmo, tem cara de complicadinha e trabalhosa, mas nada.... quer impressionar e posar de dona de casa prendada? Então anota!

Sfiha Fechada



Ingredientes:

Massa
1 copo de leite morno
1 colher de margarina
25g de fermento biológico ( de pão, o de tabletinho)
1 ovo
4 colheres de óleo
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Farinha até dar ponto (apox. ½ kg)
Gemas para pincelar

Recheio:
600g de carne moída
Cebola, alho, pimenta, cheiro verde, e demais condimentos
Tomate picadinho sem pele e sem sementes
Sal
1 colher de sobremesa de canela (bem pouquinho...)
2 colheres de sopa de molho Shoyu (esse é meu toque de chefe)

Modo de Preparo

Misturei o fermento ao sal e ao açúcar... Mexi até ficar líquido.
Juntei o leite, margarina, o ovo, óleo e mexi bem até ficar homogêneo.
Fui juntando a farinha até dar o ponto e desgrudar das mãos.
Amassei um pouco, e separei em bolinhas do tamanho de brigadeiro grande....
Minha massa rendeu 29 bolinhas. Deixei as bolinhas descansarem sobre o granito enfarinhado e coberto com um pano de prato.

Enquanto isso, piquei a cebola, o alho, e misturei os demais condimentos à carne. Uso de tudo um pouco, desde orégano até curry. Gosto dela bem temperada. Juntei também o sal, cheiro verde e o Shyu... (gosto de usa-lo na carne moída, dá um gostinho especial.) Depois coloquei a canela que dá um toque árabe e o tomate, misturando bem.
Não cozinhei.

Abri as bolinhas de massa, e coloquei o recheio ao centro. Fechei no formato de triangulo. Pincelei a gema, e salpiquei orégano (ou ervas finas.... o porta temperos é igual, e nunca sei quem é quem... hehe), e coloquei para assar em forno médio (180°) pré-aquecido.
Ficou cerca de 40 minutos assando. Vai do gosto do freguês se gosta mais moreninho ou branquinho... o bom é olhar se embaixo está dourado, senão pode estar crua por dentro. Faça o teste abrindo uma para ver se está cozida, aí é só chamar o povo para comer!

A massa ficou ótima, e o recheio delicioso, mas a carne fica como uma almôndega, sabem? Gosto desse jeito pois como a carne cozinha dentro da esfiha, ela fica mais molhadinha.
Se preferir a carne soltinha, prepare a carne, sem molho, e deixe esfriar. Junte o tomate picado e recheie as esfihas.
Hum.... deu fome....

Beijinhos lembrando do cheirinho que ficou no ar... nhammmm....

5 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmm! Fer,essa esfiha ta bonita e o bolo me deu água na boca,assim q eliminar uns quilinhos vou fazer,pra matar minha vontade.
Bjoss.

Thaty Vedder disse...

Eu amo essas esfihassss!! Mas nunca tentei fazer!

Vou tentar!! hehe!

Estou te seguindo..

Me visite!http://umcharmedelar.blogspot.com/

Dunia Duara disse...

Ola estava lendo seu blog e em um dos pots vc falou q comprou um tapete com medo do porcelanato riscar, pq risca fáci? pois pretendo colocar na minha casa, tenho um rustico na sala, mais não gostei, só gostei na cozinha e wc e pretendo mudar, risca facil please se não incomodar me responde nos meus recados
abço!

Flavia disse...

Oi Fer!!!
Quanta coisa boa hein, que delícia! Gostei de ler vc descrevendo como está se sentindo em casa....tão gostoso isso!!! Um beijo grande pra vc e obrigada pelas suas visitas e comentários constantes lá no blog, adoro!!!

Calíope Corrêa disse...

Eu adoro esfihas amiga!! ^^

Estou trocando a carne pela soja... e sei que na esfiha dá super certo!

Delícia!

Bjus
@OMundoDeCaliope